Após atos golpistas em Brasília

Glenn Greenwald volta a criticar Alexandre de Moraes

Em sua conta pessoal do Twitter, o jornalista chamou o ministro do STF de autoritário e afirmou haver censura das mídias sociais no Brasil.

glenn-greenwald-volta-a-criticar-alexandre-de-moraes
Glenn Greenwald (Crédito: Andrew Burton/Getty Images)

Glenn Greenwald, jornalista americano, voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em sua conta pessoal do Twitter, o chamou de autoritário e afirmou haver censura das mídias sociais no Brasil.

Publicidade

Segundo ele, “o regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente, praticamente diariamente agora. Acabamos de obter uma ordem de censura que é genuinamente chocante, instruindo várias plataformas de mídia social a remover *imediatamente* vários políticos e comentaristas proeminentes.”

Publicidade

Publicidade

Glenn ainda diz ter conversado com governos em todo o mundo sobre o país. “Um sinal de quão repressiva é a situação no Brasil: passei horas com advogados até para saber se posso denunciar isso. Confrontei governos em todo o mundo e esta é a única vez que perguntei: ‘Devo relatar isso? Posso criticar esse juiz com segurança?'”

O jornalista foi além e comparou a política nacional com o maior atentado terrorista dos Estados Unidos, dizendo que o clima em território nacional é “como o 11 de setembro: ‘conosco ou com os terroristas’.”

Em sua interpretação, “O regime de censura implementado no Brasil faz os EUA e a UE parecerem bastiões da liberdade. *Dez* membros do Congresso – incluindo alguns com o maior total de votos do país – foram banidos por este juiz das mídias sociais, embora as plataformas digam que não violaram nenhuma regra”.

Na quarta-feira (11), Glenn Greenwald questionou as decisões tomadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após os ataques em Brasília no último domingo (08).

O ministro determinou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Fabio Augusto Vieira, e do ex-secretário da Segurança Pública do DF, Anderson Torres.

Existe agora, ou já existiu, uma democracia moderna onde um único juiz exerce o poder que Alexandre de Moraes possui no Brasil. Não consigo pensar em nenhum exemplo sequer próximo?”, escreveu Glenn em sua conta do Twitter.

Uma das maiores ironias da extraordinária popularidade de Moraes entre a mídia corporativa e a esquerda foi que ele serviu como ministro da Justiça, e depois foi indicado para o STF por um presidente e governo amplamente considerado na época não só ilegítimo, mas ‘golpista’”, acrescentou na publicação.

Invasão em Brasília

No domingo (08), por volta das 14h40, extremistas pró-Bolsonaro entraram no Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogêneo. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e invadiram as sedes dos Três Poderes. Eles também depredaram o plenário do STF e espaços do Planalto, como a vidraçaria do Salão Nobre.

 

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.