Relações Exteriores

Lula terá encontro bilateral com Maduro na Argentina

O presidente afirmou que pretende reconstruir as relações internacionais com os países vizinhos da América Latina.

lula-tera-encontro-bilateral-com-maduro-na-argentina
Luiz Inácio Lula da Silva (Créditos: Getty Images)

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encontrará o líder venezuelano Nicolás Maduro nesta segunda-feira (23) em Buenos Aires, comunicou a assessoria de imprensa do gabinete presidencial.

Publicidade

Durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro, as relações do Brasil com a Venezuela foram cortadas. O presidente Lula afirmou que pretende reconstruir as relações internacionais com os países vizinhos da América Latina.

Uma das primeiras ações do atual governo foi restabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela. Além de proporcionar encontros com líderes latino-americanos, a viagem do presidente Lula para a Argentina marca o retorno do Brasil à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O Brasil tinha deixado o bloco há dois anos, durante o governo de Jair Bolsonaro. No entanto, em 5 de janeiro, o Ministério das Relações Exteriores comunicou o retorno do país à Celac.

A lista de encontros bilaterais da primeira viagem internacional de Lula inclui, também, uma visita oficial até a Casa Rosada, sede do governo argentino, assim como uma reunião com o diretor-geral da Organi.

Publicidade

Bom dia. Hoje estarei com o presidente da Argentina, @alferdez , em reuniões com o governo e o setor privado argentino. A relação de parceria entre nossos países é antiga e vamos aprofundar a cooperação pelo desenvolvimento da região e o melhor para nossos povos.

— Lula (@LulaOficial) January 23, 2023

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.