denúncia

PGR pede afastamento do governador do Acre por suspeita de corrupção

O subprocurador-geral da República afirma que, desde 2019, Cameli comanda um esquema de fraude em licitações

O STJ recebeu nesta semana um pedido da PGR, solicitando que o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), seja afastado do cargo imediatamente.
(Crédito: Diego Gurgel/Secom)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu nesta semana um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou que o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), seja afastado do cargo imediatamente.

Publicidade

Na terça-feira (28), a PGR denunciou o gestor estadual e outras 12 pessoas pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Segundo informações do portal g1, o pedido de afastamento faz parte da denúncia, e a decisão será tomada pela ministra Nancy Andrighi.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos afirma na denúncia que, desde 2019, Cameli comanda um esquema de fraude em licitações. A PGR aponta fraudes ou direcionamento em pelo menos oito contratos firmados nos últimos anos pelo governo do Acre, e o prejuízo estimado é de R$ 150 milhões.

Conforme o documento, “um dia após celebrar contrato milionário com o Estado do Acre, a empresa sem qualquer know-how específico da localidade de execução dos serviços, contratou indiretamente e de forma velada a empresa do irmão do governador, a qual igualmente não possuía atividade no Estado do Acre e passou a receber vantagens advindas da execução do pacto com o governo estadual“.

As evidências são claras de que Gledson Cameli, irmão do Governador, conhecia a empresa e realizou com seus sócios e os demais coautores um pacto para dividir a execução e os lucros decorrentes do contrato“, afirma a PGR.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.