temperaturas elevadas

Calor em excesso afeta a inteligência; entenda

De acordo com especialista, muita exposição ao calor também pode prejudicar o fluxo sanguíneo.

calor-em-excesso-afeta-a-inteligencia-entenda
Fibras nervosas podem não funcionar corretamente (Créditos: Pixabay)

O calor causado pelas altas temperaturas podem afetar a inteligência o desempenho cognitivo. As temperaturas mais altas podem impedir que as fibras nervosas funcionem corretamente.

Publicidade

Isso significa que, às vezes, as mensagens não conseguem chegar e sair do cérebro.  Por causa disso, você pode sentir fadiga, fraqueza ou problemas de equilíbrio ou visão. Segundo o neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, “o  estresse térmico ocorre quando o corpo não consegue se resfriar o suficiente para manter uma temperatura saudável, o que pode diminuir a capacidade cognitiva”. 

Segundo o especialista, muita exposição ao calor também pode prejudicar o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio para o cérebro, podendo levar a um episódio de desmaio. “Em temperaturas altas, a barreira hematoencefálica começa a se romper e proteínas e íons indesejados podem se acumular no cérebro, causando inflamação e atrapalhando o funcionamento normal. As proteínas também podem se desdobrar, o que pode causar a morte celular no cérebro. O hipotálamo, região do cérebro que regula a temperatura interna do corpo pode influenciar a forma como o calor nos afeta, enviando sinais às glândulas sudoríparas para produzir suor e resfriar o corpo”, afirmou.

O médico reforçou ainda que as “interações hipotalâmicas com circuitos neurais de larga escala são subjacentes ao aprendizado por reforço e ao comportamento motivado, relacionando a cognição. Temperaturas mais quentes são um problema ainda maior para pessoas com problemas neurológicos, por serem incapazes de regular a temperatura corporal e tolerar o calor tão facilmente. Pessoas com esclerose múltipla, por exemplo, ao calor forte, tem consequências negativas para o cérebro eficiência”. 

 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.