tensão aumenta

Pela primeira vez, China dispara mísseis sobre Taiwan

A China já havia disparado mísseis nas águas ao redor de Taiwan nesta quinta-feira (4).

pela-primeira-vez-china-dispara-misseis-sobre-taiwan
As tensões aumentam cada vez mais (Créditos: Reprodução/ China Military)

A China afirmou que disparou mísseis sobre a ilha de Taiwan, pela primeira vez, nesta sexta-feira (5). Com isso, as tensões aumentam cada vez mais, sobretudo após a visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ao Japão.

Publicidade

Pelosi se encontou com Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, na manhã desta sexta, com a atenção voltada para o Estreito de Taiwan, onde o exército chinês está realizando exercícios aéreos e marítimos, em resposta a visita de Pelosi a ilha de Taiwan.

A China já havia disparado mísseis nas águas ao redor de Taiwan, que  Partido Comunista Chinês considera parte de seu território. “Antecipamos que a China poderia tomar medidas como essa – na verdade, eu as descrevi com bastante detalhes no outro dia”, disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, a repórteres na Casa Branca na quinta-feira. “Também esperamos que essas ações continuem nos próximos dias”.

Além disso, Kirby acrescentou que um porta-aviões dos EUA permanecerá na área ao redor de Taiwan por mais alguns dias para “monitorar a situação”. Pelosi acusou a China de tentar “isolar Taiwan”. “Eles podem tentar impedir que Taiwan visite ou participe de outros lugares, mas não vão isolar a ilha impedindo-nos de viajar para lá”, disse ela.

Nesta quinta-feira (4),  o Ministério da Defesa do Japão afirmou que cinco mísseis balísticos tenham caído na Zona Econômica Exclusiva do Japão, incluindo os quatro que teriam sobrevoado Taiwan.

Publicidade

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.