AL JAZEERA

Desabamento da ponte de Gujarat causa comoção na Índia

O primeiro-ministro, Narendra Modi, deve visitar Morbi ainda nesta terça-feira (01).

desabamento-da-ponte-de-gujarat-deixa-ao-menos-141-mortos-na-india
Ponte após o desabamento (Créditos: Stringer/ Getty Images)

A emissora indiana NDTV informou que 141 pessoas foram mortas e 177 pessoas foram resgatadas após o desabamento da ponte Morbi, uma ponte suspensa recém-reformada de 143 anos no estado de Gujarat, na Índia, neste domingo (30).

Publicidade

De acordo com o Al Jazeera, a cidade normalmente movimentada, com uma população de mais de 268.000 habitantes, conhecida por suas indústrias de cerâmica, fabricação de relógios e automobilística, tornou-se um lugar onde pessoas aflitas se reúnem na ponte, hospitais, crematórios e cemitérios.

No hospital civil de Morbi, onde os familiares tentavam localizar seus entes queridos e os médicos estavam ocupados cuidando dos resgatados, havia uma sensação avassaladora de desamparo, aponta o jornal.

“Não nos importamos com quem é o responsável. Não nos importa quanto dinheiro eles nos deram”, disse um homem visivelmente perturbado no hospital, sobre a compensação financeira oferecida.

O popular local turístico foi fechado em março para reformas. O Grupo Oreva, fabricante local de eletrodomésticos, que não tinha experiência anterior em construção ou reforma de pontes, foi contratado para realizar a obra.

Publicidade

Em um comunicado na televisão nacional, Shraddha Rajput, porta-voz do partido governante Bharatiya Janata (BJP), expressou tristeza pelas mortes, mas disse que o governo do estado de Gujarat entrou em ação.

“O que aconteceu é muito lamentável e triste. Serão tomadas medidas contra todos os responsáveis. Ninguém será poupado”, enfatizou. Uma equipe especial de investigação (SIT) foi montada e nove pessoas foram presas nesta segunda-feira (31), em conexão com a tragédia.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, deve visitar Morbi ainda nesta terça-feira (01). O governo também anunciou um dia de luto estadual marcado esta quarta-feira (02).

Publicidade

🎥 Ponte centenária desaba sobre rio na Índia provoca a morte de pelo menos 60 pessoas 👇 pic.twitter.com/RqXE7ZqnbU

— UOL Notícias (@UOLNoticias) October 31, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.