PLATAFORMA DE ÁUDIO

Spotify anuncia demissão de quase 600 funcionários

Empresa foi a quarta do ramo da tecnologia a anunciar cortes de equipe neste mês.

Spotify anuncia demissão de quase 600 funcionários
CEO Daniel Ek assumiu a responsabilidade pelas decisões que levaram à demissão dos funcionários (Crédito: Spencer Platt/ Getty Images)

O Spotify foi a mais nova empresa do ramo da tecnologia a anunciar a demissão de funcionários  no primeiro mês de 2023. Antecedida pela Amazon, Alphabet (empresa que administra o conglomerado do Google) e Mycrosoft, a plataforma de distribuição de áudio devolve ao mercado de trabalho cerca de 600 funcionários, o número mais modesto até agora mas proporcional a 6% da equipe mundial da empresa que conta com pouco menos de 10 mil trabalhadores.

Publicidade

Em comunicado oficial a empresa, tendo como interlocutor o CEO Daniel Ek, também anunciou mudanças na governança e nas funções dele próprio. Dawn Ostroff, diretora de conteúdo e publicidade a quem Ek atribuiu o crescimento dos podcasts nas plataformas em 40 vezes, deixa a empresa. Gustav Söderström e Alex Norström, nas palavras do próprio CEO, atuarão como co-presidentes, nos cargos de, respectivamente, diretor de produtos e diretor de negócios. O texto fala também em busca por eficiência, inovação e rapidez nos processos da empresa.

Na nota o CEO do Spotify assumiu total responsabilidade pela demissão dos funcionários e garantiu que os cortes seriam comunicados em conversas individuais com cada um dos funcionários que deixará a empresa, bem como a avaliação caso a caso de cada indenização.

“Como vários outros líderes, eu esperava sustentar os impactos da pandemia e acreditei que nosso negócio global e o baixo risco de impacto em anúncios iria nos isolar. Em retrospectiva, eu fui ambicioso demais em investir além do crescimento da nossa receita”, admitiu Daniel Ek.

A empresa se compromete a pagar a indenização dos funcionários por cerca de cinco meses, baseado no aviso prévio dos empregados. Durante este período, eles também continuarão sendo cobertos pelo plano de saúde da companhia e todos receberão o pagamento por férias não tiradas. O Spotify também se compromete a oferecer suporte aos imigrantes cujos vistos estão ligados ao vínculo empregatício.

Publicidade

Daniel Ek encerrou o anúncio com a promessa de um ano de inovações tanto para os clientes da plataforma quanto para os criadores de conteúdo.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.