TAXA DE CÂMBIO

Argentina terá “dólar agro” para estimular exportações

A medida visa facilitar o cumprimento dos contratos dos produtores agrícolas que estão sendo afetados por uma seca histórica.

milei
(Crédto: Canva Fotos)

O governo da Argentina implantará nova taxa de câmbio para o agronegócio. O objetivo do “dólar agro” é aumentar as exportações da Argentina, especialmente de soja e de diversos produtos regionais. O anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Sergio Massa, durante viagem oficial a Washington, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (30).

Publicidade

Com a medida, o governo da Argentina acredita somar cerca de US$ 15 bilhões em exportações no segundo e no terceiro trimestre deste ano. Além do “dólar agro”, o ministério também criou a nova taxa cambial como uma forma de simplificar as várias taxas existentes, como o “dólar cartão”, o dólar poupança, o “dólar Qatar” e o “dólar Coldplay”.

O “dólar agro” será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (1º de abril). O governo argentino realizará reuniões com produtores de diversos setores do agronegócio, como arroz, amendoim, vinho e erva-mate, dentre outros.

A medida será voltada exclusivamente à área agroexportadora regional. De acordo com Sergio Massa, o plano será temporário, com 30 dias estipulados para o setor de produção de soja e outros 90 dias destinados às economias regionais.

“É um programa para aumentar as exportações, que pretende, de alguma forma, facilitar a capacidade e o cumprimento dos contratos de nossos exportadores no ano da seca, entendendo as dificuldades que nossos produtores sofreram”, explicou Massa, em entrevista a jornalistas na capital norte-americana.

Publicidade

A Argentina vem sofrendo com uma severa seca nos últimos três anos nas principais províncias produtoras do agronegócio. A estiagem é  considerada a pior dos últimos 60 anos no país; recentemente, as chuvas voltaram a cair, mas ainda em quantidade insuficiente.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.