Ações na pandemia

CPI da Covid: Rosa Weber manda PF seguir com apurações

Relatório final da comissão afirmou que o presidente cometeu nove crimes.

CPI da Covid: Rosa Weber manda PF seguir com apurações sobre Bolsonaro
(Créditos: Divulgação/ STF)

Nesta segunda-feira (12), a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal dê continuidade a três apurações preliminares que investigam a conduta do presidente Jair Bolsonaro e a do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello durante a pandemia.

Publicidade

O pedido foi feito pela cúpula da CPI da Covid para realização de novas diligências. A CPI solicitou que as investigações fossem feitas antes de o STF analisar o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para arquivar o caso.

Entre as novas medidas que a PF pode realizar está a organização dos elementos de provas reunidos pela CPI. Segundo o g1, o relatório final da comissão afirmou que Bolsonaro cometeu nove crimes.

A ministra determinou que a PF deverá continuar as apurações sobre o suposto crime de charlatanismo e curandeirismo pelo presidente, por ele defender o uso de remédios sem eficácia comprovada no tratamento da Covid, as supostas irregularidades na negociação para compra de vacinas e  o emprego irregular de verbas públicas

Na decisão, Rosa Weber afirmou que, apesar de a PGR ter pedido o encerramento das frentes de investigação, ela não tem a exclusividade sobre o assunto e são “plausíveis as preocupações” externadas pela cúpula da CPI para que a busca de eventuais irregularidades seja aprofundada.

Publicidade

Publicidade