2023

Nobel de Física vai para Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier

Os ganhadores conseguiram produzir pulsos de luz tão curtos, que podem ser medidos em attossegundos

Nobel de Física vai para Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier
A francesa Anne L’Huillier é a quinta mulher a receber o Nobel de Física desde sua criação em 1901 (Crédito Foto: Real Academia de Ciências da Suécia)

O Prêmio Nobel de Física foi concedido nesta terça-feira (3) a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier. Os pesquisadores realizaram experimentos que deram à humanidade novas ferramentas para explorar o mundo dos elétrons dentro dos átomos e moléculas.

Publicidade

A francesa Anne L’Huillier torna-se a quinta mulher a receber o prêmio, depois de Marie Curie (1903), Maria Goeppert-Mayer (1963), Donna Strickland (2018) e Andrea Ghez (2020).

“Este é o de maior prestígio e estou muito feliz por receber este prêmio. É incrível”, disse ela na entrevista coletiva de anúncio do prêmio. “Como vocês sabem, não há tantas mulheres que receberam este prêmio, então é muito especial”.

Pedro Agostini é da Ohio State University, nos Estados Unidos. Ferenc Krausz é da Hungria e é professor da Ludwig-Maximilians-Universität München, na Alemanha. Anne L’Huillier é professora na Suécia.

Além do reconhecimento, eles ganharam 11 milhões de coroas suecas, a serem divididos igualmente entre eles. O valor corresponde a cerca de R$ 5 milhões.

Publicidade

Em suas pesquisas, eles descobriram maneiras de investigar os processos rápidos que antes eram impossíveis de acompanhar. No mundo dos elétrons, as mudanças ocorrem em alguns décimos, o que é chamado de attosegundo. Um attosegundo é tão curto que há tantos em um segundo quantos segundos desde o início do universo.

Os ganhadores do Nobel de Física conseguiram produzir pulsos de luz tão curtos, que podem ser medidos em attossegundos. Assim, esses pulsos de luz puderam fornecer imagens de processos dentro de átomos e moléculas permitindo que a humanidade conhecesse processos que antes seriam impossíveis de acompanhar pela rapidez.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.