SEM CONTATO COM A TERRA

Substâncias essenciais para vida humana são encontrados em asteroide

Vitamina B3 e uracil foram encontradas em amostras virgens analisadas por pesquisadores japoneses.

Substâncias essenciais para vida humana são encontrados em asteroide
(Crédito: Divulgação/ Universidade de Tóquio)

Restos de vitamina B3 e uracil, substâncias essenciais para a vida humana, foram encontrados em um asteroide que ainda não tinha tido contato com a Terra. A retirada de amostras do asteroide Ryugu foi possível depois de ele ser recuperado em 2018 pela sonda Hayabusa2 da Agência Espacial do Japão (JAXA). Elas foram mantidas sem contato com a Terra e os resultados das avaliações divulgadas demonstraram a presença das substâncias.

A vitamina B3 é um agente importante para o metabolismo dos organismos vivos, enquanto o uracil é uma das unidades que compõem o RNA, as moléculas que transportam as informações para a construção e funcionamento dos organismos vivos  ao possibilitarem a produção de novas proteínas.

A descoberta dos cientistas japoneses foi publicada nesta terça-feira (21) pela revista Nature Communications e é a primeira vez que uma nucleobase como o uracil é detectado em uma amostra retirada de um asteroide.

O surgimento destas substâncias em um asteroide despertou novamente as discussões sobre teorias que envolvem o surgimento da vida na Terra há aproximadamente 3,8 bilhões de anos (de acordo com as teorias mais aceitas).

O presente estudo sugere fortemente que tais moléculas de interesse prebiótico comumente se formaram em asteroides carbonáceos, incluindo Ryugu, e atingiram a Terra primitiva”, explicam os autores.

O coordenador do projeto, Yasuhiro Oba, explicou que a espaçonave Hayabusa2 coletou duas amostras diretamente do asteróide Ryugu e as entregou à Terra em cápsulas seladas, a contaminação pode ser descartada”. Anteriormente, nucleobases e vitaminas já haviam sido encontradas em outros meteoritos ricos em carbono, mas como havia o risco de uma exposição ao ambiente terrestre, as amostras deixavam dúvidas.

Os pesquisadores alertam, no entanto, que isso não significa que a vida tenha sido trazida à Terra diretamente do espaço, mas que a presença destas substâncias pode ter desempenhado algum papel no surgimento da vida no planeta.

Outras moléculas orgânicas, como uma seleção de aminoácidos, aminas e ácidos carboxílicos foram encontrados na mesma amostra. Os mesmos pesquisadores já haviam encontrado estes tipos de molécula em outros meteoritos que haviam caído na Terra, mas estas amostras reforçam a teoria de uma origem extraterrestre da vida por se tratar de material que não teve nenhum contato com o planeta.