morte de mahsa amini

Polícia entra em confronto com manifestantes iranianos em Londres e Paris

Irã tem manifestações em ao menos 46 cidades após morte de Mahsa Amini.

policia-entra-em-confronto-com-manifestantes-iranianos-em-londres-e-paris
Manifestação em Nova York (Créditos: Getty Images)

A polícia entrou em confronto com manifestantes que tentavam chegar até as embaixadas do Irã em Londres e Paris. Os protestos acontecem pela morte de Mahsa Amini, presa pela polícia dos costumes por não utilizar o véu, como as autoridades consideram correto.

Publicidade

Em Paris, a manifestação começou pacificamente  no centro da capital francesa, com cerca de quatro mil pessoas. No entanto,  autoridades dispararam gás lacrimogênio contra os manifestantes, quando tentaram se aproximar da embaixada iraniana. Em um comunicado, a polícia de Paris disse que “em várias ocasiões, grupos tentaram romper o bloqueio montado perto da embaixada iraniana. A polícia uso gás lacrimogêneo para repeli-los.”

Em Londres, a polícia afirma ter feito 12 prisões e que cinco policiais ficaram “gravemente feridos” enquanto os manifestantes tentavam romper as barreiras que protegiam a embaixada do Irã no Reino Unido. A Polícia Metropolitana de Londres disse que “alvenaria, garrafas e outros projéteis foram lançados e vários policiais ficaram feridos. Pelo menos cinco estão no hospital com ferimentos, incluindo ossos quebrados”.

Irã tem manifestações em ao menos 46 cidades, após morte de Mahsa Amini https://t.co/r4Wud7U7KP

Jovem de 22 anos foi detida pela polícia da moralidade do país e morta enquanto estava sob custódia das autoridades #Correio24h pic.twitter.com/t3MrlyssSe

Publicidade

Publicidade