
A Gazprom, empresa estatal de energia da Rússia, anunciou, nesta terça-feira (26) que suspenderá o fornecimento de gás para a Polônia a partir de amanhã (27). A suspensão acontecerá porque as duas partes envolvidas não entraram num acordo em relação ao preço do serviço.
Em consequência desse desentendimento, o governo polonês afirmou que não pretende renovar o contrato com a estatal, que acaba este ano. Além de anunciar sanções de congelamento de ativos, em seu território, de mais de 50 oligarcas e empresas russas, incluindo a Gazprom.
O gasoduto de Yamal é uma das principais rotas do gás russo para países da Europa. Tem aproximadamente 2.000km de extensão e vai da Rússia até a Alemanha, cortando a Polônia pelo centro do país.
Gazprom informed Poland PGNiG it will halt gas supplies on Wed -PGNiG statement https://t.co/ZkzgdycXci pic.twitter.com/b0e9EkAiOY
— Reuters (@Reuters) April 26, 2022
Falando sobre a suspensão dos serviços, o ministro do Clima polonês disse que os cidadãos poloneses podem ficar despreocupados, pois o fornecimento de gás para a população não será interrompido ou reduzido. E disse também que as reservas de energia da Polônia são suficientes.
Desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, mais de 1 milhão de refugiados ucranianos estão na Polônia, que ocupa um papel central na diplomacia e na ajuda aos civis que fogem da guerra.