Covid-19

Xangai suspenderá restrições de lockdown em 1º de junho

As pessoas ainda serão obrigadas a usar máscaras de proteção, sendo desencorajadas a se reunir e incentivadas a se vacinar, de acordo com o comunicado do governo.

xangai-suspendera-restricoes-de-lockdown-em-1o-de-junho
Carros particulares, incluindo táxis, poderão voltar às ruas (Créditos: Hu Chengwei/Getty Images)

As autoridades de Xangai vão suspender as restrições do lockdown para contenção da Covid-19 de dois meses na cidade a partir desta quarta-feira (1). Carros particulares, incluindo táxis, poderão voltar às ruas e pessoas estarão livres para entrarem e saírem de conjuntos habitacionais.

Publicidade

O transporte rodoviário e ferroviário também retomará as operações básicas a partir desta quarta, incluindo uma balsa que conecta distritos separados pelo rio Huangpu, de acordo com o governo municipal de Xangai, por meio de comunicado em sua conta oficial do WeChat. “A situação epidêmica em nossa cidade foi efetivamente controlada e a situação continua melhorando”, afirmou em seu comunicado.

As pessoas ainda serão obrigadas a usar máscaras de proteção, sendo desencorajadas a se reunir e incentivadas a se vacinar, acrescentou o comunicado. Xangai impôs um lockdown com medidas restritivas em toda a cidade, com 25 milhões de habitantes, em 1º de abril, para combater a disseminação da Covid-19.

As duras medidas aplicadas causaram indignação pública e generalizadas, por questões como centros de quarentena superlotados, dificuldades de acesso a alimentos básicos e a perda de renda, segundo o portal Uol. Nas últimas semanas, algumas regras foram flexibilizadas, mas as pessoas ainda só podiam circular se obtivessem uma aprovação prévia.

Publicidade