disputa eleitoral

Distrito Federal tem eleição mais disputada para governo

O estado com o menor número de candidatos ao governo é Mato Grosso.

distrito-federal-tem-eleicao-mais-disputada-para-governo
Urna eletrônica (Créditos: Divulgação/ TSE)

Nas eleições de 2022 o cargo de governo do Distrito Federal é o mais concorrido, tanto quanto a Presidência da República. São 12 pretendentes ao cargo. Em sequência, vêm os postos de governo de Pernambuco e Rio Grande do Sul, ambos com 11 concorrentes, de acordo com levantamento feito pela CNN.

Publicidade

Na eleição de 2018, o estado com maior números de postulantes ao governo foi em São Paulo, com 13 candidaturas.  Neste ano, há dez postulantes ao comando do governo paulista.

O estado com o menor número de candidatos ao governo é Mato Grosso, que tem quatro concorrentes. Ele repete o feito de 2018, quando teve a mesma quantidade de candidatos. Nos estados do Acre, Amapá, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins, há cinco candidatos em cada para a concorrência do governo.

O Distrito Federal também é o que apresenta maior concorrência para deputado federal.  Cada vaga é pleiteada, em média, por 25 candidatos. Segundo a CNN, nas últimas duas eleições, o estado com maior concorrência para deputado federal havia sido o Rio de Janeiro, com 25 candidatos por vaga em 2018 e 23 em 2014.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.