O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) acaba de se reeleger para o cargo, de acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 100% das urnas locais apuradas, Casagrande recebeu 53,8% dos votos, um total de 1.171.288.
O candidato do PSB rivalizava com Carlos Manato, do PL, que recebeu 46,2% dos votos, 1.006.021 no total.
Casagrande governará o Espírito Santo pela terceira vez. Ele teve seu primeiro mandato em 2010, mas não se reelegeu em 2014, quando perdeu para Paulo Hartung (MDB). Reconquistou o cargo em 2018, no primeiro turno, quando também disputava contra Manato.
É com muita alegria que recebo a decisão do povo capixaba que votou pela minha recondução ao cargo de Governador do Espírito Santo. Muito obrigado. Venceu a vida!
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) October 30, 2022
O atual governador é filiado ao Partido Socialista Brasileiro desde 1987, mas já passou pelo MDB e PCdoB na década de 80.
No Espírito Santo, Casagrande representou a defesa da vacina e do isolamento contra a covid-19, enquanto Manato faz parte do grupo que nega os imunizantes e aposta no tratamento precoce. Com 3,5 milhões de habitantes, o Espírito Santo teve 1,2 milhão de casos do coronavírus confirmados e 14 mil mortes.
Com 61 anos, Casagrande é advogado e engenheiro ambiental. Em relação a sua carreira política, foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e senador pelo Espírito Santo. No Congreso, participou da reformulação do Código do Processo Penal, criou a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas e presidiu a Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor.