GOVERNO DO ES

Renato Casagrande é reeleito governador do Espírito Santo

Governador exercerá seu terceiro mandato como governador do Estado.

Candidato derrotou Carlos Manato, do PL, pela segunda vez na disputa pelo governo do estado. (Reprodução/Redes sociais)

O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) acaba de se reeleger para o cargo, de acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 100% das urnas locais apuradas, Casagrande recebeu 53,8% dos votos, um total de 1.171.288.

Publicidade

O candidato do PSB rivalizava com Carlos Manato, do PL, que recebeu 46,2% dos votos, 1.006.021 no total.

Casagrande governará o Espírito Santo pela terceira vez. Ele teve seu primeiro mandato em 2010, mas não se reelegeu em 2014, quando perdeu para Paulo Hartung (MDB). Reconquistou o cargo em 2018, no primeiro turno, quando também disputava contra Manato.

O atual governador é filiado ao Partido Socialista Brasileiro desde 1987, mas já passou pelo MDB e PCdoB na década de 80.

No Espírito Santo, Casagrande representou a defesa da vacina e do isolamento contra a covid-19, enquanto Manato faz parte do grupo que nega os imunizantes e aposta no tratamento precoce. Com 3,5 milhões de habitantes, o Espírito Santo teve 1,2 milhão de casos do coronavírus confirmados e 14 mil mortes.

Publicidade

Com 61 anos, Casagrande é advogado e engenheiro ambiental. Em relação a sua carreira política, foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e senador pelo Espírito Santo. No Congreso, participou da reformulação do Código do Processo Penal, criou a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas e presidiu a Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.