RETOMADA DO TERRITÓRIO INDÍGENA

Governo dá início ao desmonte do garimpo ilegal na terra Yanomami

A iniciativa contou com o Ibama, junto da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Força Nacional de Segurança Pública.

governo-da-inicio-ao-desmonte-do-garimpo-ilegal-na-terra-yanomami
Ibama (Crédito: Reprodução/ Governo Federal)

O governo Lula (PT) deu início, nesta quarta-feira (08), às operações de desmonte do garimpo ilegal na terra indígena Yanomami. A iniciativa contou com o Ibama, junto da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Força Nacional de Segurança Pública.

Publicidade

O objetivo é retirar mais de 20 mil garimpeiros que se instalaram na região nos últimos anos, inviabilizar linhas de suprimento e rotas que abastecem e escoam a produção do garimpo, além de garantir a permanência das equipes de fiscalização por prazo indeterminado. 

Uma base de controle no rio Uraricoera foi instalada para impedir o fluxo de suprimentos para os garimpos e impedir uma possível via de fuga no local. Nenhuma embarcação com carregamento de combustível e equipamentos será autorizada a seguir daquele ponto de bloqueio.

Houve apreensão de gasolina, diesel, “voadeiras” de 12 metros, alimentos, freezers, geradores e antenas de internet. Segundo comunicado do governo federal, todos os suprimentos captados serão usados para abastecer a base de controle. Além disso, um helicóptero, um avião, um trator de esteira e estruturas de apoio logístico também foram destruídos. Duas armas e três barcos com cerca de cinco mil litros de combustível foram apreendidos.

A ação aérea está sendo realizada pelo Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) do Ibama.

Publicidade

O ministro da defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças viajaram para Boa Vista (RR) hoje para acompanhar as operações.

A Polícia Federal investiga o crime de genocídio contra os Yanomamis durante o governo de Jair Bolsonaro. Enquanto isso, o Ibama fiscaliza distribuidoras e revendedoras responsáveis pelo comércio irregular de combustível de aviação que abastece os garimpos.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.