NORDESTE À FRENTE

Pesquisa Quaest: 60% aprovam trabalho de Lula e 35% desaprovam

Foram entrevistadas 2.029 pessoas entre os dias 10 e 14 de agosto; a margem de erro é de 2,2% para cima ou para baixo e o nível de confiança é de 95%

Pesquisa Quaest: 60% aprovam trabalho de Lula e 35% desaprovam
Segundo a pesquisa, o trabalho do presidente Lula à frente do governo tem maior aprovação no NE; à direita, o vice-presidente Geraldo Alckmin (Crédito Foto: Ricardo Stuckert/PR

A atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no governo é aprovada por 60% dos entrevistados, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16). O número está quatro pontos acima ao levantamento realizado em junho, quando a pesquisa apontou aprovação de 56%.

Publicidade

Neste mês, 35% desaprovam o trabalho de Lula; eram 40% em junho. Aqueles que não sabem ou não responderam agora são 5%; eram 4% no em junho passado.

A maior aprovação do trabalho de Lula se registra na região Nordeste, com 72%. A menor é nas regiões Centro-Oeste/Norte, com 52%. O Nordeste foi a região onde Lula venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro por larga margem de votos nas eleições de 2022.

Já no Sudeste, que conta com 42% do total do eleitorado, Lula obteve aprovação de 48%; no Sul, 50%; e no Centro-Oeste/Norte alcançou 50%.

Aqueles que não sabe ou não responderam, no Nordeste chegou a 7%; no Sudeste a 20%; no Sul também a 20%; e  Centro-Oeste/Norte foi a 18%.

Publicidade

A aprovação do trabalho de Lula, segundo a pesquisa, com relação ao sexo foi praticamente idêntica: 60% entre o eleitorado feminino e de 59% no masculino. Os que desaprovam chegaram a 35% entre mulheres e 36% entre os homens. Não sabe ou não respondeu: feminino 5%; e masculino 3%.

Por raça, entre os que se denominam pardos, o governo do petista é aprovado por 60%. Para os brancos, 56%. Já entre os pretos, 70%. Para outras cores e raças são 60%. Aqueles que desaprovam entre os pardos, a pesquisa mostrou que o índice foi de 35%; entre brancos 39%; entre pretos 27%; e outros 33%. Não sabe ou não respondeu: pardos com 6%; brancos com 5%; pretos com 3%; e outros 7%.

Foram ouvidas 2.029 pessoas, pessoalmente, entre os dias 10 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.