O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta segunda-feira (16) que não aprova a entrada da Finlândia e da Suécia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O líder turco disse ainda que as delegações sueca e finlandesa “não deveriam se incomodar em vir a Ancara [capital da Turquia]“ para convencê-la a aprovar a entrada no bloco militar.
Classificados como neutros em diversos momentos de tensão na Europa, Suécia e Finlândia sinalizaram a intenção de integrar rapidamente a aliança militar do Ocidente após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Apesar de fazer parte da Otan, a Turquia é uma grande parceira comercial da Rússia, que disse que haveria “retaliações sem precedentes” caso a Suécia e a Finlândia entrem na aliança.
Nesta segunda-feira (16), a Suécia decidiu solicitar formalmente a adesão à aliança militar ocidental, seguindo o caminho da Finlândia, que anunciou no domingo (14) a intenção de adesão ao bloco.
Ainda na semana passada, o presidente turco surpreendeu seus aliados da Otan ao dizer que não via os pedidos da Finlândia e da Suécia de forma positiva. Erdogan alegou que o ”histórico” de ambas as nações em hospedar membros de militâncias curdas influenciam no seu posicionamento.
Desmentindo a info dada ontem pelo Secretário-Geral da OTAN, de q a Turquia não levantaria oposição à entrada da Suécia e da Finlândia na aliança, hj o Pres. turco Erdogan disse que a Turquia não dirá sim à entrada desses 2 países. Pelos vistos eles tem ainda muito o q negociar.
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) May 16, 2022