Fale conosco

O que vc está procurando?

Carros

O novo Hummer poderia ser um perigo para a via pública?

A fera da General Motors vai voltar ao mercado em dois tipos de silhuetas, mas há quem acredite que ela possa oferecer perigo

O novo Hummer poderia ser um perigo para a via pública
Hummer EV (Crédito: Divulgação)

O Hummer estará de volta ao mercado em breve, vindo da GMC, mas será que ele pode ser um perigo a via pública? As novas unidades irão combinar um design retrô-futurista, sem descurar o estilo clássico robusto e quadrado, embora seja totalmente amigo do ambiente, uma vez que a mecânica será cem por cento elétrica.

De qualquer forma, isso não quer dizer que sua potência não seja espetacular, mas muito pelo contrário, pois terá 1.000 cv e excelente desempenho off-road. No entanto, conforme revelado pelo Sputnik News, graças às contribuições de Insideevs, especialistas em automobilismo e segurança rodoviária temem que o novo modelo se torne um perigo nas vias públicas, já que velocidade, peso, distâncias de parada e potência do Hummer podem constituir uma combinação definitiva.

É importante lembrar que esta unidade pesa 4.103 quilos e pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas três segundos: os especialistas acreditam que se algo der errado em altas velocidades, há muitos quilos para controlar.

Nos Estados Unidos, veículos com peso inferior a 4.535 kg podem ser dirigidos por qualquer pessoa e isso significaria que vários indivíduos sem experiência suficiente poderiam entrar em um Hummer.

Jason Levine, diretor do Center for Automotive Safety, revela que qualquer veículo com essas características pode ser perigoso para outros usuários. “A realidade é que qualquer veículo dessa altura e peso que não tenha os sistemas de segurança adequados é potencialmente perigoso para os usuários vulneráveis, independentemente de ser elétrico ou não. Dito isso, reduzir o tempo que um veículo leva para acelerar, sim não vai aumentar a segurança”, disse o executivo.

Jake Fisher, diretor de testes automotivos da Consumer Reports, disse que embora o Hummer seja seguro para seus ocupantes, ele pode representar um perigo maior para os que estão ao seu redor. “O Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS) mostrou que, quando veículos mais pesados colidem com os mais leves, eles tendem a causar mais danos àquelas unidades mais leves. E, claro, um veículo grande e pesado. Pode ser ainda mais letal para um pedestre ou ciclista”, garantiu o técnico.

Diante de tantos comentários de diferentes entidades, a General Motors respondeu rapidamente e indicou que a segurança é a principal prioridade da empresa. Além disso, eles acrescentaram que ainda estão em estágio de desenvolvimento e, portanto, não podem fornecer números oficiais de distância de parada. No entanto, eles podem garantir que o GMC Hummer EV atenderá ou excederá todos os padrões de segurança federais aplicáveis.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.