Fale conosco

O que vc está procurando?

Carros

Volkswagen Fox se despede do mercado após 18 anos

O popular hatchback atingiu o fim de seu ciclo de vida e passou para a imortalidade. Com quase duas décadas no mercado, conquistou um lugar na história da marca alemã

Volkswagen Fox se despede do mercado após 18 anos
(Crédito: Divulgação)

Após 18 anos, a Volkswagen finalmente se despediu da Fox, o popular hatchback do segmento B que teve um bom nível de vendas na região sul-americana. Após vários rumores, a marca alemã deu a notícia após a produção da última unidade na fábrica de São José dos Pinhais.

Além dos últimos dados em vigor, algumas semanas atrás, diferentes fornecedores pararam de fornecer peças diferentes para a produção do Fox. Os funcionários designados até agora para a produção do hatch serão realocados para a fabricação do T-Cross.

Em relação à última unidade, trata-se de um Fox Xtreme vermelho que permanecerá como “peça de museu” para a Volkswagen.

Com cerca de 1.800.000 unidades fabricadas no Brasil, cerca de 500.000 veículos foram destinados ao mercado externo.

História

Os primeiros Fox fabricados foram lançados em outubro de 2003. Enquanto em 2005 se tornou um ponto de atração na Europa após a suspensão do Lupo. Em nossa região um dos objetivos era substituir a Gol, um evento que nunca aconteceu. Embora, eles tenham conseguido coexistir por muitos anos, algo que para alguns seria inimaginável.

Com o avanço dos pequenos SUVs, a Fox serviu de referência ao usá-la como um aventureiro com a bem-lembrada configuração CrossFox. Uma derivação de muito sucesso. Seguindo essa ideia, outro derivado da hachura popular foi o Suran, família que se produziu na Argentina por vários anos.

Com a passagem para a imortalidade da Fox, ao longo de 18 anos ela adotou várias reestilizações desde o seu lançamento inicial. Embora, as mais lembradas tenham sido as de 2009 e 2014.

Embora o Polo possa absorver parte dos clientes da Fox, deve-se ter em mente que a Volkswagen está apostando cada vez mais em SUVs como Nivus, T-Cross e provavelmente um mini crossover (ou SUV) que derivará da Gol.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Mais em Perfil

Últimas Notícias