segundo turno

Eleição presidencial em Minas Gerais: confira as últimas votações no estado

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país, com mais de 16 milhões de eleitores.

eleicao-presidencial-em-minas-gerais-
Segundo turno acontecerá neste domingo (30) (Créditos: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Minas Gerais, com mais de 16 milhões de eleitores, tem sido um dos focos dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno das eleições. No primeiro turno, o estado foi o único do Sudeste a dar vitória para Lula.

Publicidade

Historicamente, o candidato que ganhou em Minas Gerais, também ganhou a eleição para presidente. “A dinâmica eleitoral mineira reflete os movimentos da política nacional por causa da heterogeneidade geográfica e demográfica”, diz Bruno Carazza, colunista do Valor Econômico e professor da Fundação Dom Cabral.

“A região do norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha são regiões muito próximas ao Nordeste, enquanto o Triângulo Mineiro, por exemplo, tem um perfil até econômico relacionado ao agronegócio, muito próximo do Centro-Oeste. O sul de Minas é uma área de influência de São Paulo, e a Zona da Mata, região de Juiz de Fora, é muito ligada ao Rio de Janeiro”, completou.

Nas últimas cinco eleições, os resultados mineiros tiveram uma diferença de, no máximo, 5,2 pontos percentuais em relação à votação nacional, de acordo com o portal g1. Em 2014, Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 51,29% dos votos e teve 52,24% dos votos de eleitores de Minas Gerais.

Na última eleição presidencial, em 2018, Jair Bolsonaro recebeu 58,19% dos votos em Minas Gerais e foi eleito com um total de 55,13%.

Publicidade

📝🇧🇷 PROJEÇÃO FINAL- PRESIDENTE EM MINAS GERAIS

📊 VOTOS VÁLIDOS

🔴Lula 52%
🔵Bolsonaro 48%

Publicidade

Abaixo, criei também uma projeção acerca do comportamento dos municípios mineiros para o segundo turno das eleições!! pic.twitter.com/ZLO1UYwc2T

— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES 2022 (@pesquisas_2022) October 28, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.