Polêmica

O que significa CPX, escrito no boné que Lula usou no RJ?

Militantes bolsonaristas utilizaram da falsa afirmação de que “CPX” teria alguma relação com uma facção do crime organizado do Rio de Janeiro.

O que significa CPX, escrito no boné que Lula usou no RJ?
Lula (PT) durante campanha no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro (Crédito: Buda Mendes/Getty Images)

O ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um boné com a sigla “CPX” durante um ato de campanha na última quarta-feira (12) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Depois do ato, apoiadores do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) passaram a associar erroneamente a sigla com o crime organizado.

Publicidade

As letras “CPX” são a abreviação de “complexo”. Este termo é comumente utilizado nas redes para citar os grupos de favelas do Complexo da Penha, Complexo da Maré, Complexo do Chapadão, Complexo do Salgueiro, além do Complexo do Alemão.

Segundo uma publicação nas redes sociais de Rene Silva, nascido no Complexo do Alemão e fundador do jornal Voz das Comunidades, o termo “CPX” do boné de Lula sempre significou “complexo”:

“Desde sempre CPX é abreviação de Complexo. Assim como usam Bxd para Baixada e RJ para Rio de Janeiro.”

No entanto, militantes bolsonaristas utilizaram da falsa afirmação de que “CPX” teria alguma relação com uma facção do crime organizado do Rio de Janeiro. O filho do presidente e senador Flávio Bolsonaro (PL) compartilhou uma postagem em seu Twitter dizendo que Lula seria um “parceiro” do crime:

Publicidade

“Lula visita ‘QG do Comando Vermelho’ no Alemão, RJ, e usa boné que significa ‘cupinxa (parceiro) do crime’.”

 

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.