Corrida Eleitoral

Pesquisa BTG/FSB: Lula tem 41% e Bolsonaro tem 35%

Realizada pelo Instituto FSB entre os dias 9 e 11 de setembro, a pesquisa ouviu dois mil eleitores por telefone.

pesquisa-ipec-lula-48-bolsonaro-31
Candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

A pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (12) mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida à Presidência, com 41% das intenções de voto na pesquisa estimulada. O candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece logo atrás com 35%.

Publicidade

A pesquisa estimulada é aquela em que o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos candidatos. Lula, em comparação com a pesquisa da última semana, oscilou um ponto para baixo. Já Jair Bolsonaro subiu um ponto, passou de 34% para 35%.

Considerando a margem de erro da pesquisa, que é dois pontos percentuais, os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) estão tecnicamente empatados em terceiro lugar. Ciro conseguiu um ponto e está com 9%. Tebet também flutuou um ponto acima e se encontra com 7%.

O número de votos brancos ou nulos é de 2%. Os entrevistados que disseram que não votariam somam 3%, e os que não souberam ou não responderam, 1%.

Para um eventual segundo turno, de acordo com a pesquisa, Lula venceria os demais candidatos:

Publicidade
  • Lula (PT): 51% – Bolsonaro (PL): 38%
  • Lula (PT): 46% – Ciro Gomes (PDT): 35%
  • Lula (PT): 48% – Simone Tebet (MDB): 34%

Bolsonaro também perderia para Ciro e Tebet:

  • Bolsonaro (PL): 38% – Ciro Gomes (PDT): 50%
  • Bolsonaro (PL): 40% – Simone Tebet (MDB): 48%

A pesquisa foi encomendada pelo banco BTG Pactual. Realizada pelo Instituto FSB entre os dias 9 e 11 de setembro, a pesquisa ouviu dois mil eleitores por telefone. O índice de confiança do levantamento é de 95%.

Luiz Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) somaram 1% na pesquisa estimulada. José Maria Eymael (DC), Vera Lucia (PSTU), Leonardo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram.

Publicidade

Publicidade