Emendas Suspeitas

PGR pede que STF arquive investigação contra Pacheco, Alcolumbre e Marcos do Val por suspeita de corrupção

Segundo o parecer da PGR, “não há elemento mínimo necessário para a instauração de inquérito”.

PGR pede que STF arquive investigação contra Pacheco, Alcolumbre e Marcos do Val por suspeita de corrupção
O senador Marcos do Val (foto) afirmou em entrevista que ganhou R$ 50 milhões em emendas por “gratidão” (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Nesta segunda-feira (25), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento da investigação contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e contra os senadores Davi Alcolumbre (União Brasil) e Marcos do Val (Podemos) por suspeitas de corrupção envolvendo o chamado “orçamento secreto”.

Publicidade

Além do pedido de investigação por parte do STF, o senador Alessandro Vieira (PSDB) também protocolou uma representação contra os três parlamentares no Conselho de Ética do Senado, alegando quebra de decoro parlamentar.

Segundo a notícia-crime apresentada por Vieira, o senador Marcos do Val, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, declarou que ganhou R$ 50 milhões em emendas por ter apoiado a campanha de Pacheco à Presidência do Senado, em fevereiro de 2021. Alcolumbre foi quem avisou o senador do Val de tal benefício.

Estas emendas descritas pelo senador Marcos do Val fazem parte do chamado “orçamento secreto”, e são acertadas informalmente dentro do Congresso. Especialistas na área criticam a falta de transparência nestes acordos, e dizem que estes acertos informais são mais difíceis de serem rastreados.

Segundo o parecer da PGR, “não há elemento mínimo necessário para a instauração de inquérito”:

Publicidade

“Diante da carência de elementos informativos quanto à materialidade dos delitos subjacentes à narrativa apresentada, não se vislumbra linha investigativa idônea apta a fundamentar uma persecução penal, de modo que o arquivamento desta petição é medida que se impõe.”

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.